Câmara Setorial e Polícia Militar planejam medidas de segurança para região do Polo de Saúde de Teresina
SINDHOSPI

Representantes da Câmara Setorial do Polo de Saúde de Teresina estiveram reunidos nesta terça-feira (13) com o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Carlos Augusto, e demais comandantes do policiamento da capital. A reunião traçou estratégias para a segurança na região das clínicas e hospitais, localizadas próximo ao Hospital Getúlio Vargas, que têm sido alvo de ocorrências de furtos, roubos e assaltos.

A reunião foi a primeira etapa de uma série de medidas que serão adotadas por meio da parceria entre Governo do Estado e empresários do setor, com apoio do Sindicato dos Hospitais do Piauí (Sindhospi), definidas em audiências com a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, ocorrida no dia 12.

Na visita ao Comando Geral nesta terça, os representantes da Câmara Setorial observaram o modelo de câmeras de monitoramento da PM-PI e discutiram estratégias para solucionar o problema da segurança e inibir novas ações.

O Comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, falou da necessidade de integrar as ações da PM por meio do serviço das viaturas na região. “Precisamos conviver mais nessa região. Para isso, reunimos todo o comando para que possamos contar com o empenho de todos em, a partir de agora, passar nessa região e manter contato com os responsáveis”, disse. Ele alertou ainda sobre a importância das notificações para que a PM tenha conhecimento e possa realizar um planejamento eficaz para a região.

O presidente da Câmara Setorial do Polo de Saúde de Teresina e também do Sindhospi, Jefferson Campelo, destacou a importância estratégica do Polo de Saúde para a economia da capital e para o turismo. “Essa região é estratégica e o fluxo que recebemos faz com que a população da capital dobre, pois muitas pessoas de outras cidades e estados buscam o nosso serviço que é referência. Infelizmente a fragilidade na segurança pode incidir na perda desse público, mas acredito que depois desse encontro, vamos mobilizar a todos para que as notificações cheguem de forma sistemática para o conhecimento do policiamento”, confirmou o presidente.

Algumas ações já estão sendo programas. Entre as medidas estão a adoção de um sistema de monitoramento e vigilância com câmeras nas clínicas e em toda a região do Polo de Saúde estabelecimento de um cartão programa para acompanhamento da ronda policial. Além disso, os representantes das clínicas, hospitais e do Sindhospi se reunirão com empresas responsáveis pela instalação de botões de pânico que deverão ser implementadas nas empresas, semelhante ao serviço disponível para taxistas.

O Sindicato dos Hospitais do Piauí acompanhará o planejamento e implementação das ações e um cronograma será estabelecido com a PM-PI e a Secretaria de Segurança. Em breve, deverão ser criadas linhas de contato direto entre a polícia e as clínicas e hospitais, disponibilização de telefones da PM, além de distribuição de material informativo e treinamentos visando capacitar os funcionários para os procedimentos básicos de segurança.